O instituto IDESP atribui grande importância ao processo de aprendizagem. Neste sentido, com base numa abordagem pedagógica desenvolvimentista, estabeleceu-se um corpo de princípios que devem orientar o processo de ensino na instituição.
O aluno é ativo procurador de estímulos e não apenas um respondedor da estimulação do ambiente. Por esta razão, o papel do professor deve ser visto como o de facilitador do desenvolvimento das capacidades do aluno para pensar e agir responsavelmente.
A identificação dos objetivos pelo aluno torna-se um fator muito importante de sua motivação para a aprendizagem, e o sucesso ou fracasso do aluno determina a maneira pela qual ele estabelece seus objetivos futuros. O aluno precisa sentir que os professores e colegas dão suporte afetivo, que o apreciam, o encorajam a desenvolver suas potencialidades positivas e se tornar o melhor ser humano dentro de suas possibilidades. Ele precisa ter um auto-conceito positivo.
A maior ênfase é colocada em como as coisas são ensinadas ou aprendidas no que é ensinado ou aprendido. A ênfase é colocada no processo e na habilidade de aprender. O currículo é centrado em problemas. A avaliação da aprendizagem é encarada como elemento de tomada de decisão para o planejamento das próximas etapas da aprendizagem do aluno. Ela é uma ferramenta de informação para aumentar a eficiência das próximas experiências de aprendizagem.
DIRETORIA Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|