Desde o final dos anos 70, com o processo de redemocratização da sociedade, passou-se a colocar novas exigências para a melhoria da escola básica e para a formação de professores, muitas associações como a ANPUH (Associação Nacional de História), a Conarcfe (Comissão Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação), a Anfope (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação) lutaram para um movimento de reformulação dos cursos de licenciaturas e construir, coletivamente, uma concepção sociohistórica de educador em contraposição ao caráter tecnicista e conteudista que tem caracterizado as políticas de formação de professores para a escola básica em nosso país.
Contudo, iniciado o século XXI, vemos os alunos das licenciaturas ainda confusos sobre sua prática e repetindo um discurso decorado sobre “o pensar a ação docente” e a necessidade de formar um aluno cidadão, crítico, criativo e atuante na sociedade em que vive. Evidentemente, esses elementos são essenciais à educação, mas não podem ser proferidos como modismo ou mantras sem sentidos.
Pensando nessas questões e de acordo com seu projeto político pedagógico, a Faculdade Santa Fé estabeleceu a criação de eventos aos quais deverão contribuir também para a formação integral dos estudantes de sua instituição, contribuindo para que o acadêmico de hoje se torne um profissional ético e principalmente consciente de sua prática enquanto, especialista, pesquisador e educador.
Desse modo, foi idealizada A Semana Transdisciplinar como um dos elementos centrais do processo de aprendizagem do estudante, servindo de elemento motivador para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. A Transdisciplinariedade foi escolhida, pois acreditamos que através dela são realizadas reflexões e práticas que contribuem para as transformações necessárias na construção de um mundo mais digno e justo para nossa sociedade.
Sem nunca permanecer na inércia, A Semana Transdisciplinar busca a cada ano promover debates pertinentes ao desenvolvimento integral de nossos alunos, assim e por ocasião do 4º centenário da capital maranhense, foi escolhido como tema deste ano: São Luis para além dos 400 anos: História, Educação e Sociedade.
O tema busca investigar e desconstruir muitos aspectos da cidade de São Luís, afinal, a História Maranhense é uma das mais descuradas do Brasil. (…) É natural que esteja recheada de mitos, a começar pelo da fundação de São Luís (…). Tais mitos ou sonhos públicos são enunciados às inteligências (…) a desabrochar nossos jovens para a Vida e para a Pátria, no que se impõe desabusada revisão, embora com risco de antipatia e o dissabor de ferir tabus consagrados. (Lima, 1993. Apud LACROIX, 2008).
A seriedade destas reflexões corresponde à necessidade de entender e analisar os discursos que envolvem culturalmente e politicamente a capital do Maranhão, um dos estados naturalmente mais ricos do Brasil, mas que tem suas populações sobrevivendo como as mais pobres das Américas. São essas e outras ambiguidades que tornam São Luís objeto central dos estudos dessa Semana.
A semana contará com três grupos de trabalhos, a saber:
Praticas Educativas
Políticas Públicas
Cultura e Sociedade
Os interessados em apresentar trabalhos deverão se inscrever em um desses grupos, em breve estaremos disponibilizado o link para inscrições.