Em meio a estudos e pesquisas sobre os impactos ambientais dos combustíveis fósseis, os alunos do 3º ano do Ensino Médio apresentaram formas econômicas e renováveis de obtenção de energia sem agredir o meio ambiente.
Biogás
Obtido a partir da fermentação e transformação da matéria orgânica, o Biogás, tem entre suas vantagens o baixo custo. Os alunos do Ensino Médio construíram maquetes de Biobigestores, demonstrando na prática todo o processo de digestão anaeróbia (ausência de oxigênio) dos resíduos biodegradáveis onde o resultado principal é o gás metano (CH4).
O Biogás pode ser usado para obtenção de energia elétrica, mecânica e a vapor. Na apresentação foi dada como exemplo a Suécia, onde o transporte coletivo é movimentado pelo biogás.
Destaque para os biofertilizantes que deixam o solo mais rico para o plantio propiciando aos produtores a geração de mais empregos no campo.
Bicombustíveis
Fontes de energias extraídas de materiais agrícolas. Os jovens estudantes fizeram um estudo socioeconômico da produção de bicombustíveis analisando o Brasil e seu desperdício de material orgânico. Segundo os alunos se o Brasil souber utilizar seu potencial agrícola pode em pouco tempo categorizar o Bicombustível como fonte primária de energia.
Destaque: Plantio de Cana de Açúcar para obtenção do Etanol.