semisite

Democratização do acesso ao conhecimento e à formação profissional com incentivo a pesquisa. Com base na Portaria Nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004 do Ministério da Educação – MEC a Faculdade Santa Fé adotou neste semestre o período semipresencial de instrução programada.

A modalidade semipresencial tem como objetivo ampliar os espaços de ensino-aprendizagem, promovendo a integração e flexibilizando momentos presenciais e o aprendizado além dos muros das instituições de ensino superior.

Faça o download da PORTARIA Nº 4.059, de 10 dezembro de 2004 do Ministério da Educação (Clique aqui)

Para a coordenadora pedagógica da Faculdade Santa Fé, Dr ª Liliam Doussou Romero, o período semipresencial contribui diretamente para o incremento dos conhecimentos interdisciplinares no dia a dia profissional dos futuros educadores. “Dentro das orientações do MEC o módulo escolhido pela Faculdade Santa Fé foi o de Instrução Programada, justamente por abranger o  desenvolvimento da autonomia intelectual através da pesquisa. Assim correspondemos as exigências do mercado de trabalho e articulamos entre os acadêmicos os saberes e conhecimentos das disciplinas”, ressaltou a coordenadora.

De acordo com o artigo 1º da Portaria Nº 4.059 do Ministério da Educação – As instituições de ensino superior poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semipresencial – Os componentes curriculares na modalidade semipresencial podem ser ofertados de forma integral ou parcial, desde que esta oferta não ultrapasse 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso e 80% (oitenta por cento) da carga horária de cada componente curricular, conforme previsão no projeto político pedagógico do curso. O percentual deve ser definido de acordo com o número de horas/aula a serem ofertadas de forma não-presencial, de modo a facilitar o cadastramento e a execução da modalidade.

Qual o formato das disciplinas semipresenciais?

A orientação para o processo de ensino e de aprendizagem semipresencial ocorre no momento da aula presencial e por meio de interações alunos-professor.

Como será a avaliação?

O parágrafo 3º do artigo 1º portaria Nº 4.059 estabelece que as avaliações, em qualquer situação, serão sempre presenciais.

As avaliações através de provas de múltipla escolha seguirão o cronograma e Calendário Acadêmico da instituição de acordo com os horários dos encontros presenciais.

Para você estudar nesta modalidade é importante que:

• O acadêmico deve planejar de onde acessará a Internet para estudo e pesquisa (em casa, faculdade, etc.);

• O acadêmico organiza o momento semanal para o estudo individual do conteúdo. As atividades propostas possuem um prazo para serem realizadas; não deixe para última hora. Verifique os dias que serão agendados pelo professor

• Em caso de dúvidas pergunte ao seu professor nos momentos presenciais;

. Não falte aos encontros presenciais! Verifique as datas informadas pelo professor e secretaria acadêmica.