
Educar com arte resgatando o encanto literário dos clássicos infantis. Os acadêmicos do 3º período de Pedagogia demonstraram como é possível estimular a leitura através da imaginação e da criatividade.
Orientados pela professora Benedita Azevedo, o Projeto Contando Histórias Infantis, foi idealizado durante o semestre e foi apresentado na I Semana Transdisciplinar da Faculdade Santa Fé.
Através do teatro de dedoches a tradição da literatura foi utilizada como ferramenta lúdica e descontraída de conhecimentos históricos e reflexões para orientações de futuros alunos. Com destaque para as obras de Carlo Collodi, autor de As Aventuras de Pinóquio, Charles Perrault, autor de Chapeuzinho Vermelho, e Jean de La Fontaine, autor de A Cigarra e a Formiga.
Para a estudante do curso de Pedagogia da Faculdade Santa Fé, Rafaela Cruz, todo o esforço para realização do projeto foi gratificante, principalmente pelo resultado obtido em prol da educação. “Mesmo sendo algo tão antigo e com as novas tecnologias, a contação de histórias pode ser usada pelo professor em sala de aula para desenvolver a leitura, abordar as questões morais e estimular a imaginação”. Explica Rafaela Cruz.
Ao final das apresentações os convidados participaram da oficina de confecção de dedoches, produzindo bonecos baseados nos personagens dos gêneros literários.