Declamações de poesias e valorização da literatura maranhense marcaram a abertura do Café Literário promovido pelos alunos do curso de Letras da Faculdade Santa Fé.

Com o tema “Literatura, Língua e Cultura” os acadêmicos de Letras realizam nos dias 20 e 21 de junho na Biblioteca Maria Montessori o “Café Literário” objetivando estimular o gosto da comunidade pela literatura maranhense e espanhola e ainda despertar novos talentos literários.

A abertura ficou por conta do bate papo com o Ator e Letrológo Inaldo Lisboa, autor dos livros Tudo Azul no Planeta Itapecuru, Os Novos Degredados do Éden e Nicéas Drumont: O Gavião Vadio, obra premiada em primeiro lugar no Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís. No encontro o Professor Inaldo contou sua trajetória em grupos teatrais e confessou que fez o curso de Letras para se tornar escritor. Com relatos de experiência o convidado do evento discutiu sobre dramaturgia e os desafios para se tornar um educador e profissional das letras. “O maior desafio dos educadores de hoje é ensinar os alunos que hoje vêem com pensamentos fragmentados vindo de várias mídias e formas de comunicar”.

Para conferir o álbum de fotos do Café Literário curta nosso perfil no Facebook

Incentivador da cultura maranhense, Inaldo Lisboa ressaltou a importância dos professores para divulgação da cultura e literatura local e tudo se inicia na universidade “O professor deve conhecer a literatura maranhense, se reconhecer através dessa literatura. Os alunos de Letras devem freqüentar os momentos culturais da cidades, livrarias, teatros, exposições e vernissages. Nossa história é a nossa raiz.” Declara.

Já os acadêmicos do 5º período de Letras, Aline Paula, Antonio Carlos e Roseli Rodrigues apresentaram o perfil histórico, vida e obra de um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX o chileno Pablo Neruda (1904-1973). Para homenagear o literário os alunos produziram um vídeo ilustrando alguns dos mais conhecidos poemas do autor. Encerrando o Café Literário a professora Joselena Gomes abrilhantou a noite cantando sucessos da MPB.

Redação: Josimar Melo ( Jornalista – Assessor de Comunicação – ASCOM Grupo Santa Fé)