
Os alunos do curso de Supervisão e Gestão, orientados pela professora Irlana Lobo, realizaram um seminário temático com debates e apresentações de trabalhos sobre Positivismo, Dialética, Fenomenologia e Estruturalismo na Pós Graduação do Grupo Santa Fé.
Como parte da avaliação final da disciplina de Metodologia da Pesquisa, os acadêmicos organizaram e planejaram o evento universitário objetivando a valorização do conhecimento e estudo das correntes epistemológicas. Divididos em cinco equipes as apresentações discutiram temas anteriormente revisados em sala de aula.
Confira as fotos do Seminário de Epistemologia Científica em nosso perfil no Facebook 
Dialética: Epistemologia do Trabalho Cientifico
A equipe abordou o Discurso e o Debate na perspectiva dos filósofos Heigel, Sócrates e Aristóteles que definiam o Debate como uma forma de pensar a realidade em constante mudança. A Fusão entre a Tese (Argumento) e a Antítese (Proposição) resulta na Síntese para solução do problema proposto, tendo assim a base desta ciência do desenvolvimento do mundo.
Foram mostradas as influências e fases históricas abordando a Discussão e Mutabilidade, Dialética Idealista (Século XVIII) e Dialética Materialista (Século XIX e XX).
Epistemologia e Estruturalismo
Neste tema os alunos explanaram sobre o método de análise de modelos explicativos, ressaltando que os fatos não acontecem por si só, não existem isolados, pois os fenômenos podem ser explicados por um sistema subjacente. Trata-se de uma reflexão e um questionamento mais aprofundado do tema discutido.
Principais Influências: Ferdinad Sausure, Michel Foucalt e Jean Paul Satre.
A Professora da disciplina de Metodologia da Pesquisa, Irlana Lobo, elogiou a organização do evento e o planejamento dos temas discutidos “É uma troca de conhecimento, estão todos de parabéns pelo comprometimento e debates no evento. O seminário é a maneira mais eficiente de aprendizado, estimulando os alunos na discussão, pesquisa e debates.” Declara a educadora.
Publicado por: ASCOM Grupo Santa Fé
Redação: Josimar Melo (Jornalista – Assessor de Comunicação)